Últimas notícias do Viking
Mundo, Historiografia, Arqueologia, Astronomia e Concursos para professores em todo o Brasil

domingo, 18 de setembro de 2011

Yellow Kid. Um dos primeiros personagens de História em Quadrinhos

Richard Felton Outcault, um americano descendente de alemães, começou sua carreira como cartunista no início da década de 1890. Em 1894 ele passou a trabalhar com o New York World, do jornalista Joseph Pulitzer e foi nas páginas do World que surgiu pela primeira vez o Yellow Kid, ou Garoto Amarelo.
A primeira aparição foi em 17 de fevereiro de 1895 na tira Hogan’s Alley, que se tornou semanal assim que foi lançada. Em 5 de maio do mesmo ano, veio a primeira tira colorida - detalhe: a camiseta do garoto era azul. Somente em janeiro de 1896 o camisolão do personagem ficou amarelo e, em março daquele mesmo ano o garoto “disse” suas primeiras palavras (até então, só apareciam frases sarcásticas em sua camisa).
Quando Outcault saiu do jornal em que trabalhava para ser empregado do principal concorrente de Pulitzer, William Hearst, o ex-patrão contratou outro quadrinhista, George Luks, para fazer as tiras - por um problema de direitos autorais, a Justiça definiu que o personagem pertencia tanto a Pulitzer quanto à Outcault, por isso os dois poderiam dar continuidade às tiras.
Richard Felton Outcault
Assim, em 1896, Outcault relançava o mesmo personagem agora com a tira já nomeada The Yellow Kid, mas desta vez o autor fez uma história seqüenciada cômica e utilizou balões. Daí surgiram dois termos usados ainda hoje nos Estados Unidos e (pelo menos um deles) no resto do mundo: “comics”, para se referir aos quadrinhos publicados nos jornais de domingo, e “yellow journalism” (jornalismo amarelo) para se referir ao jornalismo sensacionalista (em virtude da briga dos grandes jornais pelo vulgar Garoto Amarelo) Por ser o primeiro personagem fixo semanal, em historinhas com balões e seqüenciais publicadas por um grande veículo de comunicação de massa, o Garoto Amarelo acabou sendo considerado mundialmente como o marco de “nascimento” dos quadrinhos - ainda que tenham existido (várias) tiras e histórias antes dele - vale lembrar, inclusive, que a primeira HQ do Brasil foi publicada 26 anos antes do Yellow Kid, por Angelo Agostini.
Em decorrência da vulgaridade dos temas abordados na série, Outcalt começou a ser censurado e abandonou The Yellow Kid em 1898, apesar de ainda ter colocado o personagem em aparições ocasionais de outra de suas HQs, Buster Brown (no Brasil, Chiquinho). Buster fez mais sucesso que o Menino Amarelo e não foi perseguido pelos censores. Na opinião de alguns especialistas, como o professor brasileiro Álvaro de Moya, isso ocorreu por puro preconceito, já que Chiquinho tinha um comportamento pior que o Menino Amarelo, mas ao contrário de seu antecessor era rico e bonito.
Outcault morreu no dia 25 de setembro de 1928, aos 65 anos de idade.
Fonte: http://www.mundohq.com.br/site/detalhes.php?tipo=3&id=59